Plano de negócio

Qual a finalidade de um Plano de Negócio?

Qual a finalidade de um Plano de Negócio?

Visualiza a situação geral da sua empresa, as estratégias que serão utilizadas, os principais objetivos do planejamento e a descrição do objeto que foi abordado e descrito no plano de negócio.

Você está pronto para iniciar?

Elaborar um plano de negócio não é uma tarefa fácil. Até desejamos encontrar um plano de negócio pronto para nosso tipo de negócio. Contudo, é preciso compreender que o plano de negócio depende de diversos fatores bem específicos para sua ideia de negócio, tais como: Perfil do cliente, localidade geográfica, detalhes dos produtos ou serviços, concorrentes diretos e indiretos, entre outros. Desenvolver um plano de negócio influencia diretamente no sucesso e no caminho a ser trilhado por todo empreendimento.

Há, por vezes, um desejo de partir para a execução, para a realização daquilo que é o produto ou o serviço do negócio: quem pretende vender calçados, quer logo comprar e expor na vitrine os calçados que irá revender, quem oferecerá um serviço de advocacia quer logo organizar e estruturar quais são esses serviços e anunciá-los para possíveis interessados e assim sucessivamente. E a sensação que muitos empresários possuem é que enquanto não estiverem trabalhando na operação do negócio, ainda não estão dando resultado. Só que as fases de planejamento e organização do negócio são fundamentais para os resultados que serão obtidos.

Muitos esquecem ou ignoram, porém, que planejar faz parte do todo, e consideram isto como algo à parte ou desnecessário – ou, no mínimo, não dão a devida importância. Coletar informações, analisar o mercado, traçar cenários, definir a melhor estratégia, tudo isso é um passo importante para o sucesso do negócio.

O primeiro passo é esse: tomar consciência de que elaborar um plano de negócio é parte fundamental do sucesso.

 

Quais as resistências dos empreendedores?

Algumas objeções são apresentadas pelos empreendedores para elaborar um plano de negócio. Vejamos um pouco sobre elas e qual a concepção mais correta.

 

  • É demorado elaborar um plano de negócio: Muitos empreendedores argumentam que um plano de negócio pode levar meses para ser elaborado e esse tempo poderia ser gasto em outras atividades. No mesmo sentido, argumentam que por demorar tanto tempo, podem perder algumas oportunidades do mercado. É importante avaliar, porém, que o tempo gasto elaborando um plano de negócio retornará para o empreendimento com tomadas de decisões mais ágeis no futuro, uma vez que o passado, o presente e o futuro já terão sido analisados e a empresa está muito mais preparada para responder às demandas que surgirão. Além disso, o tempo total para desenvolver um plano de negócio depende do conhecimento, experiência e disponibilidade do empreendedor e do consultor. Sendo assim, o tempo pode ser reduzido quando se conta com uma consultoria experiente.
  • Tudo está mudando muito rápido: Outro argumento constante é de que não vale a pena elaborar um planejamento quando tudo – mercado, consumidores, concorrentes, produtos e serviços – estão mudando rapidamente e aquilo que foi definido logo ficará obsoleto. Há, contudo, outro ponto de vista a observar: é justamente pelo fato de tudo estar mudando rapidamente que o planejamento e estratégia se fazem ainda mais necessário. Diante de tantas mudanças, quem não tem um plano acabará sendo levado por movimentos indesejados e inesperados. De fato, o plano de negócio não é perene, e exige atualizações periódicas. Mas isso faz parte do processo normal de adaptação, sem deixar caminhar rumo ao objetivo traçado.
  • Faltam recursos e ferramentas: Alguns empresários afirmam que para desenvolver um plano de negócio, coletando todas as informações necessárias e para analisá-las e decidir, é preciso o uso de muitas ferramentas para coleta e análise de dados. Para alguns, a barreira está na falta de pessoas para ajudar nessa tarefa, já que consome tempo e exige dedicação. Sabemos, porém, que o acesso à informação está cada vez mais fácil e gratuito, e uma grade quantidade de ferramentas – inclusive gratuitas – estão disponíveis para ajudar na organização. Se o que está faltando são pessoas, é importante compreender dois fatos: o empreendedor deve estar diretamente envolvido na elaboração do Plano de Negócio e pode contratar auxílio um consultor empresarial experiente.
  • É caro contratar uma consultoria: Como o plano de negócio está relacionado a algo novo – uma empresa, um produto, um serviço – e desenvolver e lançar algo novo demanda investimentos financeiros, diversos empreendedores acreditam que gastar ainda mais dinheiro com um plano de negócio é inviável. Além disso, consideram caro o trabalho de consultorias. Ao fazer essa análise de viabilidade e de custo-benefício é preciso considerar, porém, os riscos que se corre ao não elaborar um plano de negócio. Isto é, qual a probabilidade de não ter o retorno esperado no novo empreendimento justamente por falta de planejamento, falta de conhecimento do mercado e má preparação para ofertar algo novo e responder à demanda (demanda esta muitas vezes superestimada, justamente por falta de análise prévia). Além disso, uma boa consultoria é capaz de ajudá-lo na elaboração do plano de negócio e aumentar as chances de sucesso do empreendimento.

 


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