Empresas familiares, ou que mudaram de donos devido a uma aquisição, empresas que cresceram muito rápido, empresas que estão estagnadas, empresas que se vem em um mercado que, repentinamente mudou, devido a adoção de uma nova tecnologia ou a uma mudança do comportamento do consumidor, são casos clássicos de negócios que buscam a ajuda de uma Consultoria Estratégica.
Mas, afinal, o que é uma Consultoria Estratégica? O que ela vai fazer em minha empresa? Como saber se devo procurar uma?
Antes de falarmos sobre isso em mais detalhes, é bom lembrar que não é exclusividade daqueles casos acima usar o auxílio de consultores estratégicos, qualquer empresa pode lançar mão desses profissionais.
O que é uma Consultoria Estratégica?
Muitas das vezes sua empresa não apresenta os resultados que deveria. Neste momento é importante repensar seu modelo de negócio.
Podemos definir uma Consultoria Estratégica como um conjunto de metodologias que tem a função de repensar a empresa e o negócio, com o objetivo de detectar se suas diretrizes estratégicas, posicionamento, público-alvo, objetivos, metas e cadeia de valor estão alinhados de forma sólida e consistente e podem garantir resultados sustentáveis a longo prazo, gerando riqueza aos sócios, segurança aos empregados e entregando um produto ou serviço que o cliente necessita.
Agora que você entendeu melhor o que é uma Consultoria Estratégica, vamos responder 7 perguntas:
1- Sua empresa está dando prejuízo?
É claro que um ou dois meses de prejuízo, mesmo que seguidos, não significam que sua empresa vai quebrar. Mas analise o contexto econômico, se ele é favorável ou se seus concorrentes estão tendo lucros, isto pode ser um indício que a situação vai melhorar. Se não, você precisa de ajuda.
2- Estão perdendo participação de mercado?
Este é um sinal mais grave, que pode gerar consequências graves, podendo levar você a decidir se é hora de pedir ajuda estratégica.
3- Está havendo muita rotatividade de funcionários?
Se a empresa não consegue se manter seus colaboradores, pode ser um sinal de que a empresa está sem rumo estratégico.
4- A empresa está perdendo muito clientes?
Os clientes são a base de sustentação do seu negócio. Quando ocorrem perdas constantes, pode ser um sinal de que você precisa repensar sua carteira de produtos e modelo de negócio.
5- O processo de tomada de decisão estratégica é confuso e conflituoso?
É claro que decisões como está não são tomadas em um clima de chá da tarde. Atritos e discordâncias são normais. Mas se o nível de estresse e conflitos for muito alto, isso pode indicar problemas de estratégia.
6- A empresa usa algum tipo de pesquisa de satisfação dos clientes? Os resultados são satisfatórios?
Se a empresa não usa técnicas modernas para medir a satisfação dos clientes, isso já é bem grave. Se usar e os resultados forem ruins, leve em conta em sua tomada de decisão.
7- A empresa faz gestão dos seus clientes?
Sempre que um cliente compra na sua empresa, o vendedor deve pegar seus dados, mesmo que não faça o seu cadastro. Se você não tem os dados dos clientes ou se não faz a pré e pós venda, eles não serão fidelizados. Clientes não fidelizados indicam erros nas estratégias do negócio.