A Consultoria de Marketing é um serviço que tem como objetivo auxiliar empreendedores no momento de escolher estratégias de divulgação para sua marca, negócios, produtos e serviço.
Geralmente, esse tipo de serviço é contratado quando uma empresa não tem uma área de marketing ou quer profissionalizá-la.
Isso pode acontecer principalmente quando o negócio está começando e seus setores são mais restritos ou por o empreendedor achar que é melhor contratar uma empresa já especializada nessa área do que treinar e contratar pessoas especialistas em marketing.
Porém, diferente do que algumas pessoas imaginam, a Consultoria de Marketing é um tipo de serviço que vai apenas orientar uma empresa a respeito dos caminhos que ela deve tomar para que suas estratégias de divulgação tenham efeito.
Mas, também sua empresa pode ter um especialista para acompanhar desde o planejamento até a implantação e mensuração dos resultados de suas ações de marketing, você precisaria, então, contratar uma assessoria junto com a consultoria de marketing.
O que uma empresa de Consultoria de Marketing faz?
Quando você contrata uma empresa de consultoria de marketing, a primeira ação do consultor é fazer uma reunião com todas as pessoas envolvidas em seu negócio.
Isso é extremamente importante porque é a partir desses encontros que será possível entender o que já foi feito, como essas ações foram implementadas, o que precisa melhorar e, claro, quais são as estratégias que vocês ainda não utilizaram.
Basicamente, esse é o momento em que o consultor terá um diagnóstico dos motivos que fizeram com que você optasse pela contratação de seus serviços e começará a entender o que ele pode sugerir para sua empresa.
Depois de conhecer sua empresa e entender como funciona seu nicho de mercado, o próximo passo do especialista é sugerir algumas ações que você deveria aplicar para que sua marca e negócio sejam divulgados para os clientes e potenciais clientes.
Um dos pontos principais do consultor é entender bem seu negócio para conseguir sugerir estratégias que possam ser executadas pelas pessoas que trabalham com você.
É claro que a empresa que você contratar vai avaliar se as ações sugeridas são eficientes e fará melhorias sempre que necessário. Mas quem executará todas essas estratégias apontadas serão você e as pessoas que trabalham em seu negócio, com o acompanhamento da consultoria.
Vale a pena contratar uma consultoria?
Sabemos que muitos empreendedores têm dúvidas na hora de contratar um serviço de consultoria de marketing.
Esse questionamento surge principalmente porque a área responsável pelas estratégias de divulgação de uma empresa é extremamente fundamental. Afinal, se você não souber colocar sua marca no mercado, há grandes chances de seu negócio não crescer.
Para te ajudar na tomada de decisão, vamos mostrar os principais motivos que levam um empreendedor a buscar uma consultoria de marketing:
- Falta de profissionais especializados
Se você está começando agora, pode ser que ainda não seja especialista em marketing ou então que não tenha ninguém deste setor trabalhando com você.
Há ainda um outro cenário no qual você até queira contratar alguém para trabalhar com você, mas não consegue encontrar um profissional com as características desejadas e, por isso, acabe recorrendo a uma empresa que preste serviços de consultoria de marketing.
- Sobrecarga de trabalho
Em uma empresa com poucos funcionários ou principalmente para quem é dono de seu próprio negócio, pode ser que você tenha muitas tarefas para fazer ao mesmo tempo.
Isso faz com que o tempo disponível para pensar em Estratégias de Marketing seja menor ou até mesmo inexistente por causa da quantidade de trabalho a ser realizado diariamente.
- Fator econômico
Contratar um profissional especializado em marketing para trabalhar todos os dias com você pode acabar sendo mais caro do que apenas chamar um consultor para sugerir ações que você mesmo consiga implantar.
Se seu objetivo é fazer um investimento pontual, você precisa pesquisar os valores cobrados por empresas que prestam serviço de Consultoria de Marketing para calcular qual é a melhor opção financeira para você naquele momento.
- Opção paliativa
Pode ser que você até queira ter uma área de marketing completa em sua empresa. Mas, como começou agora ou ainda está em processo de expansão, é possível que você não consiga contratar as pessoas necessárias para atuar nesse setor rapidamente.
Como você precisa se destacar em seu mercado e começar a divulgação o quanto antes, o serviço de Consultoria de Marketing pode ser uma boa opção apenas para aquele momento de seu negócio.
- Urgência nos resultados
O serviço de Consultoria de Marketing pode ser uma saída para quem precisa de urgência na entrega de alguma estratégia específica.
Pode ser que você até tenha um time todo trabalhando com outras ações de marketing para divulgar seu negócio, mas acabe precisando que uma certa estratégia seja pensada e aplicada com mais agilidade e, por isso, opte em contratar uma empresa de consultoria de marketing.
- Nova visão
Como a principal função do consultor é conversar com todas as áreas de uma empresa para conhecer o cenário daquele negócio, alguns empreendedores acabam contratando esse serviço para terem uma nova visão dentro de suas equipes.
Por ser alguém de fora, é possível que o consultor de marketing aponte ideias ainda não pensadas por quem já trabalha com você.
- Treinamento de equipe
Acredite ou não, ter um consultor de marketing por um tempo em sua empresa pode ser uma forma de ajudar a treinar sua equipe.
A pessoa contratada trará sugestões de estratégias que você possa aplicar para divulgar seu negócio. Com isso, é possível que algumas ações sugeridas nunca tenham sido utilizadas e inclusive que elas sejam completamente novas para quem trabalha com você.
Isso significa que será necessário desenvolver algumas habilidades que as pessoas não tinham antes, ou seja, é uma ótima maneira para treinar e aprender novas técnicas.
Você precisa de uma consultoria de marketing?
Depois de ler este texto, a pergunta que fica é: Você realmente precisa contratar um serviço de Consultoria de Marketing para seu negócio?
Como nós dissemos, a única pessoa que consegue responder essa pergunta é você mesmo, afinal, ninguém melhor do que o próprio dono para entender o estágio de seu negócio.
Mas se você ainda tem dúvidas mesmo depois de ver quais são as principais características que fazem com que alguns empreendedores contratem esse tipo de serviço, nossa dica é que você converse com as outras pessoas que trabalham com você.
Ao fazer isso, você conseguirá entender alguns desafios que eles estão enfrentando, principalmente no que diz respeito às Estratégias de Marketing para seu negócio, e poderá, em conjunto, decidir qual é a melhor opção para todos vocês.